Estratégias e Tendências Gerenciais na Gestão de Academias: O Perfil dos Coordenadores e das Academias em Videira

Jonas de Lima, Jaisson Bordignon, Ederlei Aparecida Zago, Luiz Eduardo Bondan

Resumo


O mercado de academias vem crescendo rapidamente e necessita de uma gestão profissional. Essa evolução acontece em diversos segmentos dos negócios, apontando estratégias e tendências administrativas voltadas para o cliente, excelência no atendimento e qualidade do serviço (Saba, 2012). O estudo buscou conhecer as aptidões e recursos gerenciais das academias em Videira SC, identificando o perfil dos coordenadores. Caracterizando-se como pesquisa qualitativa e quantitativa. O Instrumento de coleta foi uma entrevista composta por 32 perguntas. A coleta foi realizada junto com 5 coordenadores das academias registradas no CREF-SC. O tratamento dos dados foi realizado por meio de estatística descritiva. O perfil dos coordenadores, com média de idade de 39 anos, é caracterizado por serem 80% masculinos e proprietários. Formados em Educação Física, porém sem especialização na área. As academias apresentam média de 440 alunos, sendo 46,59% Adultos; 39,28% <18 anos; e 14,13% idosos. Destes, 53,10% buscam estética, 33,24% Saúde e 13,66% rendimento. Os coordenadores têm a percepção de que o Atendimento e Qualidade do Serviço são os fatores críticos para o sucesso. Não é oportunizado feedback aos clientes. Das academias, 80% não apresentam Missão, Visão, Valores e Objetivos; 80% não envolve a equipe na formulação dos procedimentos; 80% não tem programa de recompensa; 100% realizam integração; 100% procuram profissionalismo em seus colaboradores; 60% realizam reuniões regulares. A ferramenta de marketing mais utilizada é a Internet. Conclui-se que a Gestão das academias de Videira precisa evoluir no aspecto profissional, necessitando de especialização dos gestores, e foco em estratégias e ações direcionadas ao cliente.


Palavras-chave


Gestão de Academia; Atendimento; Qualidade do Serviço

Referências


BOMPA, Tudor O. Treinamento Total para Jovens Campeões. Barueri: Manole, 2002.

CHIAVENATO, Idalberto. Gerenciando pessoas: como transformar os gerentes em gestores de pessoas. 4. Ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

CORRÊA, Ivan Livindo de Senna. Educação Física Escolar. Unijuí, 2004.

COVEY, Stephen R. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes. 40. Ed. Rio de Janeiro: Franklin Covey, 2004.

CREF, Conselho regional de Educação Física (2016). Relação de academias cadastradas.

FREITAS, Letícia Cardoso de; DE BOM, Francine Costa. A estrutura administrativa do negócio academia na cidade de sombrio-SC. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review Vol. 4, N. 2. Maio/Agosto. 2015.

KOTLER, Philip. Marketing para o século XXI: Como criar, conquistar e dominar mercados. 14 ed. São Paulo: Futura, 2004.

LEITE NETO, Jurandir Araguaia. Academias: Estratégia para o sucesso. Rio de Janeiro: Sprint, 2000.

LIZ, Carla Maria et al. Aderência à prática de exercícios físico em academias de ginástica. Motriz, Rio Claro, v.16 n.1 p.181-188, jan./mar. 2010.

LIZ, Carla Maria; ANDRADE, Alexandro. Análise qualitativa dos motivos de adesão e desistência da musculação em academias. Rev Bras Ciênc Esporte;38(3):267 á 274, 2016.

PITANGA, Francisco José Gondim. Epidemiologia da Atividade Física, do Exercício Físico e da Saúde. 3. Ed. São Paulo: Phorte, 2010.

REIN, I., KOTLER, P., SHIELDS, B. Marketing Esportivo: A reinvenção do esporte na busca de torcedores. Porto Alegre: Bookman, 2008.

SABA, Fabio. Mexa-se: Atividade Física, Saúde e Bem-estar. 2. ed. São Paulo: Phorte, 2008.

SABA, Fabio. 7 Lições para o bem-estar: Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida. São Paulo: Phorte, 2008.

SABA, Fabio. Gestão em Atendimento: Manual prático para Academias e Centros Esportivos. 2. Ed. Barueri: Manole, 2012.

SANTANA, Luiz Carlos de; Et al. Perfil dos gestores de academia Fitness no Brasil: Um estudo exploratório. PODIUM: Sport, Leisure and Tourism Review, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 28-46, jan./jun. 2012.

SORIANO, Ferran. A Bola não entra por acaso: estratégias inovadoras de gestão inspiradas no mundo do futebol. São Paulo: Larousse, 2010.

VENLIOLES, Fabio Motta. Manual do gestor de academia. Rio de Janeiro: Sprint, 2005.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review e-ISSN: 2316-932X
Rua Vergueiro, 235/249 - Liberdade, São Paulo - SP, (Brasil). 01504-000

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença 
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.