Editorial v. 1, n. 2

João Manuel Casquinha Malaia Santos

Resumo


É com enorme prazer que publicamos o segundo número de nossa segunda revista. Este número traz uma série de estudos interessantes, focados principalmente na Gestão do Esporte.

O primeiro artigo da professora Rosa López de D’Amiconos traz uma pesquisa sobre opiniões de membros de seis organizações nacionais de ginástica: Austrália, França, Itália, Equador, Indonésia e Nova Zelândia, que são comparados à luz das teorias existentes da globalização e cultura esportiva de atletas de alto rendimento.

“Variáveis internas e externas ao indivíduo que influenciam o comportamento de retenção de sócios fitness”. De autoria dos pesquisadores portugueses Celina Gonçalves, Abel Correia e Ana Diniz tratam de perceber a influência do comportamento dos consumidores na retenção de sócios em academias de ginástica.

O artigo seguinte, realizado por quatro pesquisadores do LEL – Laboratório de Estudos do Lazer /DEF/IB/UNESP, “Vantagens organizacionais da Gestão da Informação e do Conhecimento em um sistema público: o caso Rede CedesMe”, tem por objetivo analisar as vantagens organizacionais da gestão da informação e do conhecimento no sistema da Rede CEDES, do Ministério do Esporte. A professora Gisele Maria Schwartz, Livre Docente em Ciências da Saúde pela UNESP, coordena o trabalho de seu grupo de pesquisa com excelência e traz uma ótima contribuição para a compreensão da necessidade de se repensar o papel da gestão do conhecimento nas organizações públicas.

Os “Estudos Olímpicos” continuam a mostrar a sua vitalidade que ultrapassa, e muito, a simples contemplação dos Jogos Olímpicos. Alcides Vieira Costa, Gustavo Pires e Alberto Reppold Filho apresentam “Grandes linhas ideológicas de orientação estratégica do Comitê Olímpico Internacional: os Direitos Humanos”. O texto aborda os direitos humanos como uma linha ideológica de orientação estratégica do COI no período que decorreu entre os Jogos Olímpicos (JO) de Atenas (1896) e os de Pequim (2008)...


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review e-ISSN: 2316-932X
Rua Vergueiro, 235/249 - Liberdade, São Paulo - SP, (Brasil). 01504-000