Considerações Teóricas Acerca do Composto de Marketing Esportivo

Fernando A. Fleury, Thomas Brashear-Alejandro, Paulo Roberto Feldmann

Resumo


Este artigo propõe-se a apresentar algumas considerações teóricas a respeito dos conceitos que envolvem o composto do marketing esportivo. Para tanto apresenta-se uma visão do esporte como negócio e sob está ótica o composto do marketing, no esporte, se faz importante por ajudar a definir o negócio esporte. Este composto, formado pelos elementos: Produto, preço, praça e promoção, intitulados como os quatro Ps do marketing, adaptados para o esporte quando combinados ajudam na tomada de decisão e de estratégias dos participantes da indústria do esporte. Nesta nova visão, do esporte como um negócio, o estudo da gestão esportiva vem migrando da educação física para a administração e áreas correlatas, como estratégia e economia, no Brasil, seguindo uma tendência mundial. Torna-se, desta forma um tema multidisciplinar, que envolve as mais diversas áreas de estudos.

Palavras-chave


Marketing Esportivo; Composto de Marketing; Consumidor Esportivo

Referências


Chung, K. Y., Derdenger, T. P., & Srinivasan, K. (2013). Economic value of celebrity endorsements: Tiger Woods' impact on sales of Nike golf balls. Marketing Science, 32(2), 271-293.

Fullerton, Sam; Merz, G. Russell. (2008). The Four Domains of Sports Marketing: A Conceptual Framework. Sport Marketing Quarterly. 17, 90-108.

Mazzei, L; Oliveira, N. S.; Rocco Jr., A. J.; Bastos, F. C.. (2013). Uma Análise da Produção Acadêmica Brasileira em Marketing Esportivo Enquanto Área Multidisciplinar. Revista Brasileira de Marketing, Vol. 12, No 4.

Mihai, Alexandru Lucian. (2013). Sport Marketing Mix Strategies. Cross-Cultural Management Journal. Volume XV, Issue 2 (28).

Morgan, Melissa Johnson & Summers, Jane. (2008). Marketing Esportivo. São Paulo: Thomson.

Schwarz, E. C. & Hunter, J. D. (2008). Advanced Theory and Practice in Sports Marketing, Elsevier’s Science & Technology Department, Oxford, 2008.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review e-ISSN: 2316-932X
Rua Vergueiro, 235/249 - Liberdade, São Paulo - SP, (Brasil). 01504-000

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença 
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.